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Volkswagen Virtus 2024: mecânica, desempenho e quantos Km faz por litro?

O Volkswagen Virtus é uma ótima opção para quem busca um sedã compacto bem equipado, com um design moderno e elegante. O carro está disponível em diversas versões, oferecendo três tipos de conjuntos mecânicos distintos. Seu alto nível tecnológico e excelente desempenho têm sido fundamentais para o seu sucesso nas vendas do mercado nacional.

O Virtus possui dimensões de 4,56 metros de comprimento, 2,65 metros de distância entre os eixos, 1,75 metros de largura e 1,47 metros de altura. Além disso, o porta-malas possui uma capacidade de aproximadamente 521 litros, o que é bastante impressionante para um veículo dessa categoria, enquanto o peso declarado do automóvel é de 1,163 kg.

volkswagen virtus 1.0 200 tsi highline automatico wmimagem17213047716 Sua combinação de estilo, espaço, tecnologia e segurança o tornam uma opção interessante para aqueles que procuram um sedã compacto, confiável e versátil
Foto: Divulgação/JCAR Multimarcas

O carro possui um design renovado que oferece uma excelente relação entre o preço e os benefícios proporcionados. Foram realizadas algumas mudanças na aparência externa, incluindo novas perspectivas e iluminação em LED, que estão presentes em todas as versões, incluindo as mais básicas.

O espaço interno é adequado e confortável para acomodar até quatro adultos. No entanto, é importante observar que o acabamento da cabine não é dos melhores, com uma quantidade considerável de plástico rígido no painel e nas portas. No entanto, de maneira geral, o interior do veículo é silencioso e bem construído.

Motorização e o Volkswagen Virtus faz quantos Km por litro?

O Volkswagen Virtus possui três tipos de motorização diferentes. As versões 170 TSI MT e 170 TSI AT são equipadas com um motor 1.0 turbo que oferece uma potência de 109/116 cavalos e um torque de 16,8 kgfm. Ambas as versões possuem uma transmissão automática de 6 velocidades.

Segundo dados do Inmetro, o modelo com transmissão manual atinge uma média de 13,8 km/l com gasolina na cidade e 16,3 km/l em rodovias. Já o modelo automático faz uma média de 12,4 km/l em áreas urbanas e 15,6 km/l em estradas, além de ter um desempenho de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos quando abastecido com etanol.

Por outro lado, os modelos Comfortline 200 TSI AT e Highline 200 TSI AT possuem o motor confiável 200 TSI, que proporciona até 116/128 cavalos de potência entre 2.000 e 3.500 rpm, com um torque de 20,4 kgfm (200 nm).

De acordo com o Inmetro, essas versões alcançam uma média de consumo de 7,8 km/l no trânsito urbano e 11,2 km/l em estradas quando abastecidos com etanol. Com gasolina, as médias aumentam para 10,2 km/l em áreas urbanas e 14,6 km/l no ciclo rodoviário. O veículo pode atingir a velocidade máxima de 194 km/h e tem uma aproximação de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Por fim, a versão top de linha, a Exclusive 250 TSI AT, veio para substituir a antiga GTS. Essa versão possui um motor que desenvolve uma potência máxima de 150 cavalos e um torque de 25,5 kgfm. O sedã pode atingir uma velocidade máxima de 210 km/h e tem uma aproximação de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Lista de equipamentos

O Volkswagen Virtus está equipado com uma variedade de funcionalidades notáveis. O sistema multimídia “VW Play” é composto por uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e suporta App-Connect. Para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, o veículo possui airbags, que incluem 2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina.

O carro também vem com seis alto-falantes e um ar-condicionado digital “Climatronic”, que possui um filtro para poeira e pólen. Para auxiliar o motorista durante o estacionamento, o carro é equipado com uma câmera traseira e sensores de estacionamento tanto na frente quanto na traseira do veículo.

O Virtus ainda oferece a opção de carregar o celular por indução. Em termos de segurança na direção, o carro tem controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), bem como um detector de fadiga. O veículo também apresenta direção elétrica para uma experiência de direção mais suave.

As lanternas traseiras do veículo são equipadas com LEDs, e o painel de instrumentos é totalmente digital com 10,25 polegadas (Active Info Display). O carro é montado sobre rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R18. O veículo ainda inclui sensores de chuva e crepuscular e uma tomada USB tipo C para maior comodidade.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

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