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Toyota Yaris Cross acaba de ser registrado no Brasil: veja quando chega

Com a revelação de muitos detalhes da carroceria e alguns componentes, o Toyota Yaris Cross foi registrado no INPI e deve ser fabricado ainda este ano

O registro do Toyota Yaris Cross no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confirma a segurança da patente do modelo de acordo com a lei. Com a produção nacional do SUV compacto já anunciada pela marca japonesa, ele entra na disputa com concorrentes como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

Assim, a expectativa é que a fabricação do Yaris Cross comece ainda em 2024, mas sua venda só se inicie em 2025. A empresa japonesa está investindo R$ 1,63 bilhão tanto na fábrica de Sorocaba (SP) quanto em Porto Feliz (SP), visando a produção de seus futuros lançamentos, incluindo o Toyota Yaris Cross. É importante notar que, no mercado asiático, o SUV está disponível em duas variantes de motorização: uma híbrida e outra a combustão.

Toyota Yaris Cross 2025
Foto: Divulgação/Toyota

Este novo SUV está destinado a ser um concorrente direto do Hyundai Creta, especialmente nos mercados da Indonésia. O Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, superando o Creta nesse aspecto. Além disso, sua distância entre eixos é de 2.620 mm, uma medida 10 mm maior que a do Creta.

Continuando com suas dimensões, o Toyota Yaris Cross tem 1.770 mm de largura e 1.615 mm de altura. Ele utiliza a plataforma DNGA, uma variante mais acessível da TNGA usada no Corolla, desenvolvida pela Daihatsu.

Nesta terça-feira, dia 07, a Toyota registrou junto ao INPI diversos componentes do Yaris Cross, incluindo a grade dianteira, faróis e lanternas, além de alguns elementos do interior, como o painel. Foi observado que o SUV compacto será bastante semelhante ao modelo vendido no mercado asiático. Além disso, foi constatado que o freio de estacionamento será eletrônico.

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Conheça a motorização do Toyota Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross já é vendido no mercado global com dois tipos de motorização. As versões de entrada utilizam o motor de 1.5 litros, capaz de entregar uma potência máxima de 110 cv (com etanol) ou 105 cv (com gasolina). Além disso, o torque máximo de 14,9 kgf.m (com etanol) ou 14,3 kgf.m (com gasolina).

Já nas versões mais caras, o modelo híbrido apresenta um motor de 1.5 litro com potência de 91 cv e torque de 12,33 kgfm, com o auxílio de um segundo motor elétrico que gera 80 cv e 14,4 kgfm de torque. Em conjunto, eles fornecem uma potência combinada de 112 cv.

Toyota Yaris Cross 2025
Foto: Divulgação/Toyota

Confira outras notícias sobre o Toyota Yaris Cross, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

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