Home Dicas Motor 8 ou 16V? Qual a melhor opção para sua necessidade e bolso?

Motor 8 ou 16V? Qual a melhor opção para sua necessidade e bolso?

Publicidade

Motor 8 ou 16V? Qual a melhor opção para sua necessidade e bolso?


0

Os termos 8V e 16V significam o número de válvulas presentes no motor. Elas são responsáveis pela entrada e saída de ar e combustível, ou seja, são essenciais para a o funcionamento do veículo.

De acordo com o site da WM1, basicamente, a diferença entre eles é que, no caso do motor 8V, entrega um torque máximo com rotações baixas; já para os motores 16V, o torque máximo permite rotações mais altas. Por isso, não existe motor que seja melhor em absoluto, vai apenas depender de onde se pretende rodar com o automóvel: na estrada, em que o mais adequado é o motor 16V, ou na cidade, sendo o motor 8V mais apropriado.

Vantagens do 8V

No Brasil, a principal vantagem do motor 8V é o custo, isto é, além de o valor para fabricação ser mais elevado para motores de 16V – pelo número de componentes e tamanho do cabeçote serem maiores –, o custo de manutenção também é mais alto. Linhas de automóveis, como Palio, Celta e Fox nem produziram versões com 16V recentemente, visto que muitas marcas buscam maior potência em motores de 1 litro.

Por fim, a manutenção do motor 8V é consideravelmente mais simples, pois tem melhor arranque e relação de marchas maiores até a terceira e menores até a quinta.

Vantagens do 16V

Se você pretende andar na estrada, a melhor opção é o motor 16V. Por necessitar de uma maior rotação nas rodovias, o fluxo de gases torna-se maior e, portanto, é preciso de mais válvulas para realizar esse controle de entrada e saída.

A maior vantagem é que os motores 16V não possuem maior gasto de combustível em relação aos motores 8V. Muito pelo contrário, nas estradas, o consumo pode ser até menor. Nesses casos, pelo número elevado de válvulas, existe um preenchimento máximo dos cilindros e, consequente, aumento de potência. Ademais, é com o 16V que se obtém melhor rendimento em velocidades finais, embora os gastos com manutenção sejam mais elevados.

Comparativo

Um Renault Sandero 1.6, à gasolina, com 16V, possui aceleração de 0 a 100 Km/h em, aproximadamente, 10,2 segundos, com velocidade máxima de 181 Km/h e potência de 107cv. Além disso, possui consumo na cidade de 10,2 Km/L e na estrada de 15,9 Km/L; já para o 8V, a aceleração fica em torno dos 12,1 segundos, com velocidade máxima de 172 Km/h e potência de 92cv. Seu consumo na cidade fica entre os 11,8 Km/L e na estrada é de 16,9 Km/L.

Comentários - Os comentários aqui publicados não representam a opinião do site, sendo de exclusiva responsabilidade do leitor.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *