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Fiat Pulse e Fastback serão híbridos com pequeno motor elétrico

Com visual diferenciado e motor 1.0 turbo trabalhando em conjunto com propulsor elétrico de 12V, o Fiat Pulse e Fastback serão híbridos ainda este ano

A dupla de SUVs Fiat Pulse e Fastback será a primeira linha de carros nacionais da marca italiana a adotar a tecnologia híbrida. Para viabilizar essa inovação, a Fiat anunciou um investimento de R$ 14 bilhões, previsto para o período de 2025 a 2030, destinado ao Polo Automotivo Stellantis de Betim.

Esse novo investimento ampliará a capacidade de produção do Polo Automotivo de Betim para 1,1 milhão de motores por ano. O planejamento inclui a produção de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que serão combinados com tecnologias de hibridização.

Fiat Pulse 2025
Foto: Divulgação/Fiat Amazonas Edgar Faco

Consequentemente, a Fiat está apressando o lançamento dos seus primeiros carros híbridos nacionais para 2024. A dupla Fiat Pulse e Fastback utilizará um conjunto micro-híbrido, também conhecido como híbrido leve.

As versões híbridas do Pulse e do Fastback serão chamadas de Bio-Hybrid. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em colaboração com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que fazem parte do ecossistema de inovação impulsionado pela empresa.

De acordo com detalhes fornecidos pelo site Autoesporte, as variantes Bio-Hybrid do Pulse e Fastback se distinguirão visualmente das outras. Elas serão alvo de algumas modificações estéticas, especialmente na frente e nas rodas, e serão categorizadas abaixo das versões esportivas da Abarth.

Como serão os motores do Fiat Pulse e Fastback híbridos?

Atualmente, tanto o Fiat Pulse quanto o Fastback compartilham o mesmo motor 1.0 Turbo. Este motor possui uma cilindrada de 999 cm³, distribuídos em 4 cilindros dispostos em linha, totalizando 12 válvulas.

Sua potência máxima atinge 125 cv (Gasolina) a 5.750 rpm ou 130 cv (Etanol) a 5.750 rpm, enquanto o torque máximo é de 20,4 kgf.m (Gasolina) a 1.700 rpm e 20,4 kgf.m (Etanol) a 1.700 rpm. Ambos os veículos são equipados com uma transmissão automática de 7 velocidades.

Este propulsor vair operar em conjunto com uma bateria de 12V, que funciona em paralelo ao sistema elétrico convencional do veículo. Esse sistema híbrido leve permite que o carro continue em movimento mesmo com o motor desligado e a transmissão desacoplada.

Fiat Pulse 2025
Foto: Divulgação/Fiat Amazonas Edgar Faco

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Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

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