Ficha técnica

Fiat Mobi 2024: Ficha técnica, preço e itens

O Fiat Mobi, modelo 2024, apresenta-se ao mercado em duas distintas versões de acabamento: Like e Trekking. Este subcompacto destaca-se por oferecer um dos valores mais acessíveis do mercado automobilístico nacional, posicionando-se como um concorrente direto do Renault Kwid.

Além disso, o compacto emerge como uma opção atrativa para famílias de menor porte que procuram um veículo adequado para o cenário urbano. Graças às suas dimensões reduzidas, o carro demonstra ser particularmente adequado para a dinâmica das cidades, proporcionando maior facilidade em manobras e estacionamento.

fiat mobi 1.0 evo flex like. manual wmimagem11110290356 Disponível em duas opções de acabamento, o Fiat Mobi 2024 destaca-se como um subcompacto cujo principal atrativo é o preço acessível. Este veículo compacto é uma excelente escolha para uso urbano
Foto: Reprodução/Florenca-bacach

Equipamentos de série do Fiat Mobi 2024

Conforto

O Fiat Mobi se destaca no mercado automotivo com uma série de características voltadas para o conforto e a segurança. Entre os itens de série, destacam-se os três apoios de cabeça no banco traseiro, ar condicionado, e banco traseiro rebatível, oferecendo praticidade e conforto para os passageiros. Além disso, o veículo conta com bolsas porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras, brake-light, e uma chave desmodrômica equipada com o sistema Fiat Code de 2ª geração, garantindo maior segurança.

O painel de instrumentos inclui a função ‘Welcome Moving’, que proporciona uma experiência mais interativa ao motorista. No console central, encontram-se porta-objetos e porta-copos, com capacidade para dois copos na parte dianteira e um na traseira. Para maior comodidade, os para-sóis possuem espelhos para o motorista e o passageiro, e os faróis são embelezados com máscaras negras, adicionando um toque estético ao design.

Funcionalidades como ‘Follow Me Home’, a grade dianteira texturizada e a função ‘Lane Change’, que auxilia na sinalização de mudanças de faixa, são detalhes que enriquecem a experiência de condução. O Mobi também vem equipado com limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, e uma luz de leitura dianteira com interruptores nas portas do motorista e passageiro, contribuindo para a visibilidade e conforto em diferentes condições de condução.

Em termos de design externo, o Mobi possui maçanetas e retrovisores na cor preta, molduras nas caixas de roda, para-choques na cor do veículo com designs exclusivos, e uma tampa traseira do porta-malas em vidro estrutural de alta resistência, também na cor preta. Os vidros elétricos dianteiros oferecem a funcionalidade ‘one touch’ e sistema antiesmagamento, juntamente com travas elétricas nas quatro portas.

Além disso, o veículo conta com uma válvula antirrefluxo de combustível, retrovisores externos com comando interno mecânico, e revestimento externo nas colunas B e C. Internamente, todas as colunas são revestidas, e o porta-malas vem com tapete em carpete. O Mobi também é equipado com rodas de aço estampado de 14 polegadas e calotas integrais, além de pneus ‘verde’ 175/65 R14 com baixa resistência à rolagem, e uma suspensão elevada, garantindo uma condução mais suave e eficiente.

Segurança

O Fiat Mobi oferece uma gama de recursos de segurança projetados para garantir a proteção dos ocupantes. Dentre esses, destaca-se o HSD (High Safety Drive), que inclui airbags duplos para motorista e passageiro e um sistema de freios ABS complementado com EBD (Electronic Brake Distribution), que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos.

Além disso, o compacto é equipado com barras de proteção nas portas, visando aumentar a segurança em caso de colisões laterais. Outro recurso importante é o sistema de cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos, que oferece maior segurança para os passageiros do banco de trás, ao lado dos cintos de segurança dianteiros retráteis, também de três pontos.

O Mobi inclui ainda a tecnologia Drive by Wire, que proporciona um controle eletrônico mais preciso da aceleração, e o ESS (Emergency Stop Signal), um sistema de sinalização de frenagem de emergência que alerta outros motoristas sobre frenagens bruscas.

Para famílias com crianças, o carro apresenta ganchos universais para a fixação de cadeirinhas infantis no sistema Isofix, garantindo a instalação segura e prática. Além disso, o modelo conta com o HCSS (Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de um tanque de combustível auxiliar para partidas a frio, e o TPMS (Tire Pressure Monitoring System), um sensor de pressão dos pneus que alerta o motorista sobre qualquer irregularidade na pressão, contribuindo para a segurança e a eficiência do veículo.

Conectividade

O Fiat Mobi apresenta algumas opções de conectividade, incluindo um computador de bordo. Além disso, o compacto é equipado com um painel de instrumentos destacado por sua iluminação em LED e um display digital de 3,5 polegadas, oferecendo ao motorista uma experiência de direção mais informativa e agradável.

Motorização e Consumo

O Fiat Mobi, um veículo compacto e econômico, vem equipado com um motor Fire 1.0 EVO 8V Flex. Este propulsor oferece uma potência máxima de 71 cv quando abastecido com etanol e 74 cv com gasolina, alcançando esses valores a 6.000 rpm. Em termos de torque, o carro entrega 9,3 kgf.m utilizando etanol e 9,7 kgf.m com gasolina, ambos a 3.250 rpm.

A velocidade máxima atingida pelo Fiat Mobi é de 154 km/h, uma marca respeitável para sua categoria. Sua transmissão é manual, contando com 5 velocidades, o que contribui para uma experiência de condução mais engajada.

No quesito eficiência de combustível, o Mobi apresenta números que destacam sua economia. Na cidade, o consumo é de 8,8 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina. Já em trajetos rodoviários, os números melhoram para 9,9 km/l e 14,3 km/l, respectivamente, para etanol e gasolina. Esses dados reforçam a posição do Mobi como uma opção viável para quem busca economia e praticidade em um automóvel urbano.

Versões do Fiat Mobi 2024

Mobi Like

Por um preço de R$ 69.990,00, a versão de entrada tem um visual discreto e poucas tecnologias embarcadas.

Mobi Trekking 

A versão Trekking do Fiat Mobi está disponível no mercado brasileiro pelo valor de R$ 73.590,00. Esta edição apresenta diferenciais em relação à versão Like, destacando-se por características exclusivas de design e funcionalidades. Entre as novidades, a Trekking inclui adesivos decorativos no capô, um distintivo específico no teto, além de pintura lateral na cor preta e uma identificação personalizada na tampa traseira do veículo.

Além disso, o modelo Trekking dispõe de calotas com design exclusivo e acabamento escurecido, reforçando a identidade visual do carro. Em termos de conveniência e segurança, esta versão oferece vidros elétricos dianteiros com recursos one touch e sistema antiesmagamento, além de travas elétricas nas quatro portas. A segurança infantil é assegurada pelo gancho universal Isofix, destinado à fixação de cadeiras para crianças.

No interior, o Fiat Mobi Trekking se destaca pela sua central multimídia de 7 polegadas com tela touchscreen. Essa central é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play e permite conexão sem fio (Wireless). O modelo também vem equipado com volante multifuncional, conexão Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, proporcionando uma experiência de condução mais confortável e interativa.

Ficha Técnica do Fiat Mobi 2024

EspecificaçãoDetalhes
MotorFire 1.0 EVO 8V Flex
Cilindrada999 cm³
Cilindros4 em linha
Potência máxima71 cv (E) e 74 cv (G) a 6.000 rpm
Torque máximo9,3 kgf.m (E) e 9,7 kgf.m (G) a 3.250 rpm
Velocidade máxima154 km/h
TransmissãoManual de 5 velocidades
TraçãoDianteira
DireçãoHidráulica
Pneus175/65 R14
CombustívelFlex
Porta-malas200 litros
Tanque de combustível47 litros
Lugares5
Portas4
Consumo urbano8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G)
Consumo na estrada9,9 km/l (E) e 14,3 km/l (G)
Comprimento3.596 mm
Largura1.666 mm
Altura1.552 mm
Entre eixos2.304 mm
Altura do solo175 mm

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo