Notícias

Fiat Fastback x Honda HR-V: qual a melhor opção para os PCDs?

Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.

1 Fiat Fastback x Honda HR-V: Motorização

Vamos iniciar com o Fastback que possui duas opções de motores: A primeira é o mesmo conjunto mecânico do Pulse, o motor 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv e 20,4 kgfm e caixa automática do tipo CVT com simulação de sete marchas. A segunda opção, traz o motor 1.3 turbo de quatro cilindros com 185 cv e 27,5 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

fiat fastback 1.3 turbo 270 flex limited edition at6 wmimagem17130283622 Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.
Foto: Reprodução/Internet

O Honda HR-V também é oferecido com duas opções de motorização. A primeira utiliza o motor 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, nas versões EXL e EX, que entrega até 126 cv com gasolina/etanol e torque máximo de 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm com gasolina a 4600 rpm. Já a outra opção de motor é o 1.5 DI VTEC TURBO Flex, que está presente no conjunto mecânico da configuração Advance e Touring, que tem potência de 177 cv a 6600 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1750 a 4500 rpm, ambas com gasolina ou etanol.

2 Fiat Fastback x Honda HR-V: Consumo

O SUV da marca italiana utilizando o motor 1.0 turbo de três cilindros, consegue fazer abastecido com a gasolina 11,3 km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no ciclo rodoviário. Já quando usado o etanol, os números caem, o veículo consegue fazer 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Já com a configuração 1.3 turbo de quatro cilindro, o carro faz 11,3 km/l no percurso urbano e 13,6 km/l no rodoviário, com a gasolina. Quando alteramos o combustível para o álcool, conseguimos fazer 7,9 km/l no ciclo urbano e 9,7 km/l na estrada.

honda hrv 1.5 di ivtec flex ex cvt wmimagem17100968841 Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.
Foto: Reprodução/Internet

Já o veiculo da montadora japonesa com as configurações aspiradas consegue entregar com o etanol, a média de consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Já quando abastecido com a gasolina, ele possui um desempenho de 12,7 km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no percurso rodoviário. Já as versões com motorização turbo, a média de consumo é de 7,9 km/l com o etanol e 11,3 km/l abastecido com a gasolina em trechos urbanos e nas rodovias a média prevista é 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l com a gasolina.

3 Fiat Fastback x Honda HR-V: Preços

O Fiat Fastback tem três versões disponíveis para a categoria PCD, que variam de R$ 123.259 a R$ 141.668.

ConfiguraçãoPreço geralPreço PcD 
Audace Turbo 200 CVTR$ 133.990R$ 123.259
Impetus Turbo 200 CVTR$ 145.490R$ 133.838
Limited Edition Turbo 270 AT6R$ 158.490R$ 141.668

Já o Honda HR-V possui quatro versões para o público deficiente, valores que variam entre R$ 141.486,17 a R$ 178.614,47.

ConfiguraçõesPreço geralPreço PcD
  EX Honda Sensing  R$ 148.900  R$ 141.486,17
  EXL Honda Sensing  R$ 156.700  R$ 148.897,80
  Advance 1.5T CVT  R$ 182.900  R$ 171.129,32
  Touring 1.5T CVT  R$ 190.900  R$ 178.614,47

4 Fiat Fastback x Honda HR-V: Itens de série

O Fiat Fastback 2023 traz os seguintes itens de série desde a versão de entrada: Grade e recortes do para-choque dianteiro em preto fosco, aplique no topo de grade e faróis e nos para-choques em cromo acetinado, faróis e lanternas full-LED, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, console central elevado, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático e digital, rodas de liga leve aro 17″, central multimídia de 8,4″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, paddle shifters (borboleta no volante), controle eletrônico de estabilidade e tração, quatro airbags (frontais e laterais), alarme, chave com sensor presencial, partida do motor por botão, vidros elétricos com função um-toque e antiesmagamento, retrovisores elétricos e quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital de 3,5”, entre outros

O Honda HR-V saí de fábrica ao menos com multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto com Voice Tag, controle de áudio no volante, painel digital TFT de alta resolução (Thin-Film Transistor) – 4,2”, ar-condicionado digital – automático com ventilação para os ocupantes traseiros, entradas USB – 2 dianteiras + 2 traseiras, botão de partida do motor (START/STOP), laterais e de cortina (6 airbags), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus (TPMS) e lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro, entre outros.

5 Fiat Fastback x Honda HR-V: Conclusão

Tem outros pontos que podem ser levados em consideração como design, nesse caso os dois são não apenas bonitos, mas também bem resolvidos e pouco controversos. Nas redes sociais, o Fastback gerou polêmica foi sobre as rodas de 18″, consideradas desproporcionais ao porte do carro, já o HR-V as pessoas acharam menos interessante que o da geração anterior. No quesito porta-malas, o carro da Fiat se sai muito melhor com seus 516 litros contra apenas 354 litros do seu concorrente. Em relação ao espaço traseiro, quem se sai melhor é o Honda com 2,61 metros de entre-eixos e o rival, 2,53 m, principalmente no espaço para as pernas dos ocupantes. Para terminar, a central multimídia do Fastback é muito superior não só em aparência como em usabilidade e conectividade. O monitor do SUV da marca japonesa parece uma TV de tubo e dá impressão de ser mais antiga do que realmente é.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo