Notícias

Fiat Fastback x Honda HR-V: qual a melhor opção para os PCDs?

Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.

1 Fiat Fastback x Honda HR-V: Motorização

Vamos iniciar com o Fastback que possui duas opções de motores: A primeira é o mesmo conjunto mecânico do Pulse, o motor 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv e 20,4 kgfm e caixa automática do tipo CVT com simulação de sete marchas. A segunda opção, traz o motor 1.3 turbo de quatro cilindros com 185 cv e 27,5 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

fiat fastback 1.3 turbo 270 flex limited edition at6 wmimagem17130283622 Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.
Foto: Reprodução/Internet

O Honda HR-V também é oferecido com duas opções de motorização. A primeira utiliza o motor 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, nas versões EXL e EX, que entrega até 126 cv com gasolina/etanol e torque máximo de 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm com gasolina a 4600 rpm. Já a outra opção de motor é o 1.5 DI VTEC TURBO Flex, que está presente no conjunto mecânico da configuração Advance e Touring, que tem potência de 177 cv a 6600 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1750 a 4500 rpm, ambas com gasolina ou etanol.

2 Fiat Fastback x Honda HR-V: Consumo

O SUV da marca italiana utilizando o motor 1.0 turbo de três cilindros, consegue fazer abastecido com a gasolina 11,3 km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no ciclo rodoviário. Já quando usado o etanol, os números caem, o veículo consegue fazer 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Já com a configuração 1.3 turbo de quatro cilindro, o carro faz 11,3 km/l no percurso urbano e 13,6 km/l no rodoviário, com a gasolina. Quando alteramos o combustível para o álcool, conseguimos fazer 7,9 km/l no ciclo urbano e 9,7 km/l na estrada.

honda hrv 1.5 di ivtec flex ex cvt wmimagem17100968841 Vamos comparar dois carros próximo da faixa dos 150 mil, de um lado o recém lançado Fiat Fastback, do outro o Honda HR-V, que acabou de passar por uma reestilização, ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência na categoria.
Foto: Reprodução/Internet

Já o veiculo da montadora japonesa com as configurações aspiradas consegue entregar com o etanol, a média de consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Já quando abastecido com a gasolina, ele possui um desempenho de 12,7 km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no percurso rodoviário. Já as versões com motorização turbo, a média de consumo é de 7,9 km/l com o etanol e 11,3 km/l abastecido com a gasolina em trechos urbanos e nas rodovias a média prevista é 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l com a gasolina.

3 Fiat Fastback x Honda HR-V: Preços

O Fiat Fastback tem três versões disponíveis para a categoria PCD, que variam de R$ 123.259 a R$ 141.668.

ConfiguraçãoPreço geralPreço PcD 
Audace Turbo 200 CVTR$ 133.990R$ 123.259
Impetus Turbo 200 CVTR$ 145.490R$ 133.838
Limited Edition Turbo 270 AT6R$ 158.490R$ 141.668

Já o Honda HR-V possui quatro versões para o público deficiente, valores que variam entre R$ 141.486,17 a R$ 178.614,47.

ConfiguraçõesPreço geralPreço PcD
  EX Honda Sensing  R$ 148.900  R$ 141.486,17
  EXL Honda Sensing  R$ 156.700  R$ 148.897,80
  Advance 1.5T CVT  R$ 182.900  R$ 171.129,32
  Touring 1.5T CVT  R$ 190.900  R$ 178.614,47

4 Fiat Fastback x Honda HR-V: Itens de série

O Fiat Fastback 2023 traz os seguintes itens de série desde a versão de entrada: Grade e recortes do para-choque dianteiro em preto fosco, aplique no topo de grade e faróis e nos para-choques em cromo acetinado, faróis e lanternas full-LED, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, console central elevado, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático e digital, rodas de liga leve aro 17″, central multimídia de 8,4″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, paddle shifters (borboleta no volante), controle eletrônico de estabilidade e tração, quatro airbags (frontais e laterais), alarme, chave com sensor presencial, partida do motor por botão, vidros elétricos com função um-toque e antiesmagamento, retrovisores elétricos e quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital de 3,5”, entre outros

O Honda HR-V saí de fábrica ao menos com multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto com Voice Tag, controle de áudio no volante, painel digital TFT de alta resolução (Thin-Film Transistor) – 4,2”, ar-condicionado digital – automático com ventilação para os ocupantes traseiros, entradas USB – 2 dianteiras + 2 traseiras, botão de partida do motor (START/STOP), laterais e de cortina (6 airbags), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus (TPMS) e lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro, entre outros.

5 Fiat Fastback x Honda HR-V: Conclusão

Tem outros pontos que podem ser levados em consideração como design, nesse caso os dois são não apenas bonitos, mas também bem resolvidos e pouco controversos. Nas redes sociais, o Fastback gerou polêmica foi sobre as rodas de 18″, consideradas desproporcionais ao porte do carro, já o HR-V as pessoas acharam menos interessante que o da geração anterior. No quesito porta-malas, o carro da Fiat se sai muito melhor com seus 516 litros contra apenas 354 litros do seu concorrente. Em relação ao espaço traseiro, quem se sai melhor é o Honda com 2,61 metros de entre-eixos e o rival, 2,53 m, principalmente no espaço para as pernas dos ocupantes. Para terminar, a central multimídia do Fastback é muito superior não só em aparência como em usabilidade e conectividade. O monitor do SUV da marca japonesa parece uma TV de tubo e dá impressão de ser mais antiga do que realmente é.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.