Notícias

Carregamento, bateria, pneu: Clientes reclamam do pós-vendas da BYD

Clientes da BYD enfrentam obstáculos com o serviço de pós-venda, relatando longas esperas e dificuldades na reposição de peças essenciais, como para-brisas, pneus e componentes de bateria, revelando um gap entre a expectativa de inovação e a realidade do suporte ao consumidor no Brasil.

A chegada da BYD ao mercado brasileiro, trazendo o carro elétrico mais vendido do país, representou um ponto importante no setor automotivo. No entanto, a estratégia de preços agressivos que inicialmente impulsionou as vendas agora enfrenta um grande desafio: o serviço de pós-vendas que deixa a desejar. Clientes estão expressando sua insatisfação em plataformas como o Reclame Aqui, destacando dificuldades na obtenção de peças de reposição essenciais.

Um cliente frustrado compartilha sua experiência: Bateram no meu Dolphin Plus e estragaram o para-choques traseiro dele. Fiz o pedido da peça na concessionária em 14 de dezembro e até hoje, 28 de fevereiro, não tenho nenhuma resposta da fábrica sobre a chegada desta peça.

Outro proprietário relata problemas com o pneu: O pneu original, Ling Long Comfort Master 205/50 R17 93W, para a minha surpresa não vende em lugar nenhum, em nenhum site ou loja. Com isso, fui até a concessionária BYD para realizar a compra e a troca do pneu danificado, e mais uma vez fui surpreendido de saber que eles não tem esse pneu em estoque em lugar nenhum, e não sabem se um dia ele vai chegar.

A dificuldade na reposição de peças não se limita a um modelo ou componente específico. Uma cliente de Catalão (GO) se mostra revoltado no Reclame Aqui ao procurar um para-brisa para seu Song Plus: A peça não existe em lugar nenhum do país. A seguradora não consegue achar, nas concessionárias não existe, não achamos em lojas especializadas.

Diante de um defeito na bateria Blade do BYD, um cliente detalha: Foi verificado um defeito em uma das células da bateria Blade. Nesse caso a engenharia da BYD é acionada para orientar sobre o problema relatado. Sem previsão para devolução do carro e não disponibilizaram carro reserva, alegando que só teria direito se tivesse solicitado guincho.

Um caso de mau atendimento no pós-venda é narrado por um outro cliente: Ao levar meu veículo BYD Dolphin Plus para sanar o problema de não estar carregando, o profissional da oficina da concessionária BYD tentando transferir a culpa para o proprietário, alegou que ‘alguém forçou o conector do cabo de carregamento para tirá-lo do receptáculo de carregamento do veículo, e provavelmente ocasionou um problema em algum dispositivo eletrônico de carregamento do carro’. Eu como proprietário respondi que meu carro era carregado no wallbox de um shopping da Grande Vitória/ES, a 300 metros da minha casa, e como moro em apartamento de condomínio, só tenho essa opção. E o mesmo aludiu que certamente o wallbox do shopping deveria estar com algum tipo de defeito que trouxe o dano mencionado por ele, mas eu constatei uma contradição quando ele falou que o meu carro era o único que havia apresentado aquele tipo de defeito até o dado momento. Eu carrego no mesmo shopping que sempre tem vários carros elétricos BYD, entre eles Dolphin e outros. Como ele disse que o meu é o único que apresentou aquele defeito até o presente momento, aí pergunto aqui: como pode o equipamento do shopping danificar só o meu carro elétrico, uma vez que, ele não recebeu nenhum outro cliente que carrega no mesmo shopping com o mesmo defeito? Porque segundo ele afirmou, nunca recebeu nenhum outro cliente com o mesmo defeito no carro. Então fica aqui uma alerta para os navegantes, e minha pergunta à BYD Auto Brasil.

A reportagem do Fipe Carros entrou em contato com a BYD para saber sobre a resolução dos problemas relacionados ao pós-venda.

Diante destes relatos, a marca chinesa respondeu às críticas, afirmando seu ‘compromisso’ com a qualidade do serviço pós-venda no Brasil: A BYD trabalha constantemente para oferecer o melhor serviço de pós-venda do mercado. Contamos com uma estrutura dedicada para peças de reposição desde 2021, início das operações no Brasil. Diariamente nosso time de Pós-Vendas no Brasil analisa todos os pedidos de peças e os prazos de entrega, destaca o comunicado da empresa.

Ainda assim, a realidade compartilhada pelos consumidores aponta para um cenário de desafios significativos na gestão de pós-venda da BYD no Brasil, refletindo na satisfação do cliente e na percepção da marca no crescente mercado de veículos elétricos.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo