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Citroën Basalt é apresentado e irá rivalizar com o Fastback e o Nivus

Previsto para ser lançado no segundo semestre, o Citroën Basalt teve suas primeiras imagens divulgadas e contará com o motor 1.0 turbo do C3 Aircross

A Citroën divulgou hoje as primeiras imagens do Citroën Basalt, um SUV Coupe que promete aquecer a competição no mercado nacional. Destinado a competir diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus, o Basalt é construído sobre a plataforma CMP simplificada, a mesma utilizada pelo C3 e Aircross.

A produção terá lugar em Porto Real, no Rio de Janeiro, e servirá para completar a família C-Cubed, algo que a Citroën vem prometendo há alguns anos para o mercado brasileiro. O Citroën Basalt, um projeto desenvolvido na Índia, será adaptado para atender às especificidades do mercado brasileiro.

Citroën Basalt
Foto: Divulgação

Embora atualmente seja apresentado como um conceito, as declarações da marca francesa sugerem um futuro promissor para o veículo. As imagens divulgadas dão a impressão de que o carro está pronto para entrar em produção, alimentando especulações de que seu lançamento poderia ocorrer no segundo semestre de 2024.

“Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën. Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV Coupe que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo único. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados. Estamos ansiosos para contar mais sobre isso em breve”, afirma Thierry Koskas, CEO global da Citroën.

Design do Citroën Basalt

No que tange ao design, é interessante notar que o Citroën Basalt Vision ostenta uma frente que dialoga esteticamente com o recém-lançado C3 Aircross. De forma mais específica, a grade dianteira se apresenta com um para-choque cujo desenho se distingue ligeiramente do encontrado no Aircross.

Contudo, mantém os característicos fárois bipartidos herdados do C3, além de para-lamas que exibem dimensões mais imponentes, contribuindo para um visual robusto. Avançando para a parte traseira do veículo, observa-se o caimento do teto, que é típico do estilo cupê, o que confere uma silhueta distinta.

Citroën Basalt
Foto: Divulgação

Além disso, essa área se destaca por incorporar um para-choque, uma tampa do porta-malas e um vidro que exibem detalhes exclusivos. Apesar desses elementos distintivos, as lanternas traseiras retêm uma semelhança com as do Aircross, estabelecendo um elo visual entre os modelos e reforçando a identidade de design da marca.

Motorização

O Citroën Basalt deverá receber o motor que atualmente é utilizado no Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, Pulse e Fastback. Este motor, conhecido como GSE 1.0 Turbo, é caracterizado por sua configuração eficiente, que inclui 3 cilindros e 12 válvulas. Essa combinação permite que o motor entregue uma potência máxima de 130 cv, além de um torque máximo de 200 Nm já a partir de 1750 rpm, tanto para gasolina quanto para etanol.

Citroën Basalt
Foto: Divulgação

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Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

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