A Citroën divulgou hoje as primeiras imagens do Citroën Basalt, um SUV Coupe que promete aquecer a competição no mercado nacional. Destinado a competir diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus, o Basalt é construído sobre a plataforma CMP simplificada, a mesma utilizada pelo C3 e Aircross.
A produção terá lugar em Porto Real, no Rio de Janeiro, e servirá para completar a família C-Cubed, algo que a Citroën vem prometendo há alguns anos para o mercado brasileiro. O Citroën Basalt, um projeto desenvolvido na Índia, será adaptado para atender às especificidades do mercado brasileiro.
![Citroën Basalt é apresentado e irá rivalizar com o Fastback e o Nivus 2 Citroën Basalt](https://fipecarros.oportaln10.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2436398-uke35rl7t1-whr.webp)
Embora atualmente seja apresentado como um conceito, as declarações da marca francesa sugerem um futuro promissor para o veículo. As imagens divulgadas dão a impressão de que o carro está pronto para entrar em produção, alimentando especulações de que seu lançamento poderia ocorrer já no segundo semestre de 2024.
Principais tópicos
“Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën. Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV Coupe que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo único. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados. Estamos ansiosos para contar mais sobre isso em breve”, afirma Thierry Koskas, CEO global da Citroën.
Design do Citroën Basalt
No que tange ao design, é interessante notar que o Citroën Basalt Vision ostenta uma frente que dialoga esteticamente com o recém-lançado C3 Aircross. De forma mais específica, a grade dianteira se apresenta com um para-choque cujo desenho se distingue ligeiramente do encontrado no Aircross.
Contudo, mantém os característicos fárois bipartidos herdados do C3, além de para-lamas que exibem dimensões mais imponentes, contribuindo para um visual robusto. Avançando para a parte traseira do veículo, observa-se o caimento do teto, que é típico do estilo cupê, o que confere uma silhueta distinta.
![Citroën Basalt é apresentado e irá rivalizar com o Fastback e o Nivus 3 Citroën Basalt](https://fipecarros.oportaln10.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2436386-46agx6qgl0-whr.webp)
Além disso, essa área se destaca por incorporar um para-choque, uma tampa do porta-malas e um vidro que exibem detalhes exclusivos. Apesar desses elementos distintivos, as lanternas traseiras retêm uma semelhança com as do Aircross, estabelecendo um elo visual entre os modelos e reforçando a identidade de design da marca.
Motorização
O Citroën Basalt deverá receber o motor que atualmente é utilizado no Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, Pulse e Fastback. Este motor, conhecido como GSE 1.0 Turbo, é caracterizado por sua configuração eficiente, que inclui 3 cilindros e 12 válvulas. Essa combinação permite que o motor entregue uma potência máxima de 130 cv, além de um torque máximo de 200 Nm já a partir de 1750 rpm, tanto para gasolina quanto para etanol.
![Citroën Basalt é apresentado e irá rivalizar com o Fastback e o Nivus 4 Citroën Basalt](https://fipecarros.oportaln10.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2436416-w7gnfwudnk-whr-960x960.webp)
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Espero que não seja espartano como o atual C3…