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Fiat Argo ganha novo câmbio CVT e se torna referência em economia entre os hatches automáticos

Disponível nas versões Drive e Trekking, nova transmissão com três modos de condução e sete velocidades completa o portfólio do modelo e expande ainda mais a cobertura de mercado na categoria

Carregando o nome de uma constelação, o Fiat Argo, de fato, é como uma estrela da Fiat. Não é para menos, já que se consolidou como um dos veículos mais vendidos do Brasil (ficou com a 3ª posição em 2022) e já possui mais de 385 mil unidades comercializadas desde seu lançamento. Para continuar essa trajetória de sucesso, o modelo, conhecido por seu design italiano, conforto, economia e muita tecnologia, traz uma novidade para lá de especial: o câmbio automático tipo CVT. 

A história da Fiat no mercado de hatches é de longa data. Já foram mais de oito milhões de unidades da categoria comercializadas no Brasil nos mais de 45 anos da marca no país. Durante a sua trajetória, a Fiat não parou de inovar e lançou diversos hatches que fizeram parte da vida de milhares de brasileiros. Em 2017, chegou a vez do Argo suceder a história de sucesso da marca na categoria, missão que desempenha com maestria. O modelo se tornou um dos mais queridos no país e faz com que a Fiat ocupe a liderança da categoria.

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Desenvolvido no Polo Automotivo Betim (MG), o Argo também é comercializado em outros 10 países da América Latina além do Brasil. Em cinco anos de mercado, ele ganhou novas versões, cores e tecnologia. Agora, traz como novidade a combinação do câmbio CVT de sete velocidades com a potência de 107 cv do motor Firefly 1.3, o que resulta em eficiência e desempenho competitivos para a categoria. Com consumo de até 13,9 km/l, ele é um dos veículos automáticos mais econômicos do segmento.

A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva.

A nova opção de câmbio chega em duas versões, completando o portfólio do Fiat Argo e expandindo ainda mais a cobertura de mercado no segmento. Agora, o cliente passa a contar com cinco versões para todos os perfis: 1.0 Manual, Drive 1.0 Manual, Trekking 1.3 Manual, Drive 1.3 Automático e Trekking 1.3 Automático.

A versão Drive 1.3 com câmbio CVT também traz como opção o pacote S-Design, que vem com acabamento escurecido, detalhes exclusivos e diversos outros itens, como faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital; retrovisores externos elétricos com Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e Keyless Entry N’ Go.

Vale ressaltar que em julho de 2022 o Argo também ganhou mudanças no design, principalmente no visual frontal. Todas as versões receberam novo para-choque, grade dianteira, rodas e calotas. Além disso, a Trekking passou a contar com novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô (com comprimento mais longo) quanto na lateral. Todas essas alterações atualizam o visual do modelo com a nova estética do design da marca, sem perder a sua autenticidade. 

Além de todos os equipamentos, o Argo possui um portfólio completo de acessórios originais Mopar. São mais de 45 opções de customização, todas testadas e aprovadas pela fábrica, reforçando todos os atributos do veículo.

Preços

Seguem abaixo os preços sugeridos da linha completa do Fiat Argo para todo o país: 

  • Entry 1.0:  R$ 78.590
  • Drive 1.0:  R$ 81.990
  • Trekking 1.3: R$ 89.990
  • Drive 1.3 Automático: R$ 90.990
  • Trekking 1.3 Automático: R$ 96.990

Ficha técnica – Fiat Argo Drive 1.3 Firefly Flex CVT

Motor

Posição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 107 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 13,2 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 13,7 kgfm a 4.000 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 2
Injeção: indireta
Combustível: Gasolina/etanol

Transmissão

Câmbio automático, CVT (Continuamente Variável), com 7 marchas simuladas
Relações de transmissão:
Automático: entre 2,48 e 0,40
1ª: 2,27
2ª: 1,74
3ª: 1,34
4ª: 1,07
5ª: 0,85
6ª: 0,68
7ª: 0,54
Ré: entre 2,60 e 0,42
Diferencial: 5,698
Tração: dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios

Dianteiro: Sistema com disco ventilado com pinça flutuante low drag (diâmetro de 257 x 22
mm)
Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo (diâmetro de
203 mm)

Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com
barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópico de duplo efeito (Stop hidráulico)
Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópico de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção

Assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 10,4 m

Rodas

Medidas: “6,0 x 15” – aço estampado com calotas
Pneus: 185/60 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.150 kg
Capacidade de carga: anterior 795 kg / posterior 789 kg
Carga máxima rebocável: 400 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.031 mm
Largura da carroceria: 1.724 mm / 1.962 mm (entre espelhos retrovisores)
Altura do veículo: 1512 mm
Distância entre eixos: 2.521 mm
Altura mínima do solo: 162 mm
Ângulo de entrada: 20,4°
Ângulo de saída: 30,3º
Volume do porta-malas: 300 litros (banco traseiro em posição normal) / 720 litros (banco
traseiro rebatido)
Tanque de combustível: 47 litros

Performance

0 a 100 km/h: 12,1 s (gasolina) / 11,2 s (etanol)
Velocidade máxima: 170 km/h (gasolina) / 174 km/h (etanol) –
Consumo PBEV
Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é um estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Ele possui ampla experiência no setor automotivo, iniciando sua trajetória em 2008. Além disso, atuou como colaborador em alguns dos principais sites do Brasil.

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