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Toyota Corolla 2026 terá novo motor 1.5 turbo e versão híbrida plug-in inédita

Com autonomia de até 2.100 km na versão híbrida plug-in inédita, o Toyota Corolla 2026 chegará para competir fortemente com os concorrentes chineses

Com a concorrência chinesa se fortalecendo cada vez mais no mercado automotivo nacional, o Toyota Corolla 2026 está prestes a receber um novo visual e um motor 1.5 turbo aspirado de quatro cilindros, capaz de entregar 130 cv e 15 kgfm nas versões de entrada.

Além disso, uma inédita variante híbrida plug-in será lançada, prometendo uma impressionante autonomia de 2.100 km. As novidades devem ser lançadas no Japão em 2026. Como de costume, a 13ª geração deverá chegar ao nosso mercado em 2027.

Toyota Corolla 2026
Foto: Divulgação/Theottle

A atual geração, em comercialização há seis anos, certamente passará por essa mudança para enfrentar a forte concorrência chinesa, especialmente do BYD King, que chegou recentemente ao mercado brasileiro e promete acirrar a disputa no segmento dos sedans médios.

Em relação ao visual, o Corolla apresentará um design mais futurista, inspirado na nova geração do Prius. Entre as principais mudanças, destaca-se o para-choque dianteiro mais robusto e uma entrada de ar de espessura fina logo após o capô, conforme informações da revista Best Car. Com esse novo formato, o sedan melhorará a aerodinâmica, o que resultará em uma eficiência de combustível aprimorada.

Em termos de vendas, o Toyota Corolla se destacou em 2024, com 24.270 unidades emplacadas, consolidando-se como líder isolado no segmento dos sedãs médios no mercado nacional. De acordo com dados da Fenabrave, em julho, o Corolla vendeu 2.426 unidades. No entanto, esse resultado representou uma queda de 17,7% em comparação com o mês de junho.

Conheça a motorização da atual geração do Toyota Corolla

O Toyota Corolla está disponível com duas opções de motorização. Nas versões mais acessíveis, encontramos o motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force), que oferece uma potência máxima de 175 cv (etanol) ou 167 cv (gasolina) a 6.600 rpm, junto com um torque máximo de 21,3 kgf.m a 4.400 rpm. Este motor é combinado com uma transmissão automática CVT de 10 velocidades.

Toyota Corolla 2025
Foto: Divulgação/Sun North São Paulo, SP

As versões equipadas com o motor 2.0 aspirado demonstram um consumo de combustível de 8,3 km por litro de etanol e 12,3 km por litro de gasolina na cidade. Em contraste, esses números melhoram para 9,8 km por litro de etanol e 14,9 km por litro de gasolina em rodovias.

As versões mais sofisticadas do Toyota Corolla vêm equipadas com o Motor MG1 e MG2. Este motor possui uma cilindrada de 1.798 cm³, distribuídos em 4 cilindros em linha com 16 válvulas.

A potência máxima alcança 101 cv (etanol) ou 98 cv (gasolina) a 5.200 rpm na combustão, enquanto no modo elétrico chega a 72 cv. Quanto ao torque máximo, são 14,5 kgf.m a 3.600 rpm na combustão e 16,6 kgf.m no elétrico. A transmissão é do tipo Automática Hybrid Transaxle.

Por outro lado, as variantes híbridas alcançam um consumo de 11,8 km por litro de etanol e 18,5 km por litro de gasolina em áreas urbanas. Em vias expressas, mantêm uma média de 9,7 km por litro de etanol e 15,7 km por litro de gasolina.

Motorização do principal concorrente chinês, o BYD King 2025

O BYD King 2025 está disponível em duas versões distintas com diferentes motorizações. A versão de entrada apresenta dois motores: um motor a gasolina de 1.5 litros, que gera 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico.

Juntos, esses motores produzem uma potência combinada de 209 cv. De acordo com a BYD, este sedan pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Por outro lado, a versão GL de entrada possui uma bateria do tipo Blade de 8,3 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 55 km segundo a fabricante e uma autonomia combinada que pode chegar a até 1.100 km com uma recarga máxima de 3,3 kWh em corrente alternada.

Na versão topo de linha GS, o mesmo conjunto de motores produz 235 cv, similar ao do Song Plus, e permite ao sedan alcançar 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, conforme informado pela BYD.

Esta versão vem equipada com uma bateria do tipo Blade de 18,3 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 105 km de acordo com a fabricante e uma autonomia combinada que pode chegar a até 1.200 km. A recarga máxima em corrente alternada é de 6,6 kWh.

BYD King 2025
Foto: Divulgação/Byd De Nigris Santo Andre

Confira outras notícias sobre o BYD King 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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