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Scania apresenta o primeiro caminhão movido a energia solar

Em um movimento audacioso e inovador, a Scania apresentou um protótipo de caminhão movido a energia solar. Este projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Ernst Express e a Universidade de Uppsala, traz uma visão completamente nova sobre o transporte sustentável. Mas você deve estar se perguntando: “Energia solar na Suécia?”. Sim, e esse é um dos pontos mais fascinantes desse projeto.

Mais de três anos atrás, o projeto começou com um foco na utilização de baterias de íons de lítio, semelhantes às usadas em caminhões elétricos. De acordo com Eric Falkgrim, líder de tecnologia na Scania, a eficácia dessas baterias aumentou consideravelmente com o tempo, tornando-as mais leves e mais acessíveis.

Será que as células solares seguirão o mesmo caminho?“, questionou Falkgrim. O objetivo era descobrir se faria sentido incorporar tecnologia solar em caminhões, principalmente em um país não tão ensolarado como a Suécia. Após um estudo preliminar de seis meses, a equipe concluiu que valeria a pena explorar a ideia.

Com o apoio financeiro da agência de inovação estatal sueca Vinnova, o projeto começou oficialmente em janeiro de 2021. A Universidade de Uppsala assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento das células solares, enquanto a Ernst Express entrou como parceiro de teste em condições operacionais.

Desafios e soluções

Curiosamente, este projeto audacioso foi focado na Suécia, um país não muito conhecido por sua abundante luz solar, especialmente nos meses mais frios. Mas há uma razão muito específica para isso. “Se a tecnologia pode funcionar aqui, sob estas condições menos ensolaradas e um pouco mais escuras, isso validaria a viabilidade do projeto em uma escala muito mais ampla“, explica Falkgrim.

O processo foi muito mais complexo do que simplesmente instalar painéis solares em um caminhão. O projeto exigiu novas estruturas de hardware e software para tornar o sistema seguro e eficiente.

Outro aspecto crítico foi a segurança, uma vez que painéis solares são geralmente projetados para permanecerem fixos em edifícios por décadas. Adaptações tiveram que ser feitas para assegurar que o sistema fosse seguro em um veículo em movimento.

Impacto no setor energético

Além da implementação em um cenário de transporte, Falkgrim destaca que a tecnologia pode ter implicações significativas para a indústria de energia. Se escalonada, essa solução poderia resultar em milhares de veículos gerando energia para a rede elétrica.

O setor de transporte e o de provisão de energia estão se aproximando cada vez mais, criando uma simbiose que pode revolucionar ambos. Como Falkgrim coloca, “é uma situação completamente nova” onde você pode produzir e dirigir com sua própria eletricidade.

Embora a aplicação comercial dessa tecnologia possa ainda demorar alguns anos para se tornar uma realidade, os resultados iniciais são encorajadores. “Os painéis solares contribuem significativamente para a energia do caminhão“, diz Falkgrim, demonstrando otimismo em relação ao futuro dessa tecnologia inovadora.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

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