Avaliações

Comparativo: Peugeot 2008 GT ou Honda HR-V EXL, qual melhor versão?

Sendo uma escolha bem difícil entre o Peugeot 2008 GT e o Honda HR-V EXL, vamos ajudar por meio de alguns tópicos importantes

Se você tiver dúvidas entre o Peugeot 2008 GT e o Honda HR-V EXL, ambos com preços semelhantes, estamos aqui para ajudá-lo. O Peugeot 2008 GT é a versão mais completa do SUV francês, que passou por uma atualização recente.

Por outro lado, o Honda HR-V EXL é uma versão que não conta com motor turbo, ao contrário das opções mais caras do modelo. Vamos explorar as qualidades e as diferenças entre os dois para facilitar sua escolha!

Peugeot 2008 GT 2025
Foto: Divulgação/Peugeot Sinal Vergueiro São Paulo, SP

Em termos de preços, o modelo francês é um pouco mais acessível, com o valor de R$ 159.990. Por outro lado, o Honda HR-V EXL está sugerido por R$ 162.300, o que resulta em uma diferença de apenas R$ 2.310. Portanto, a questão financeira não deve ser um impedimento na hora de escolher entre os dois veículos.

Peugeot 2008 GT ou Honda HR-V EXL: Dimensões

O Peugeot 2008, que utiliza a plataforma CMP, teve um aumento significativo nas suas dimensões. Agora, ele mede 4,30 metros de comprimento, o que representa um acréscimo de 14 cm. Sua largura é de 1,82 metros e sua altura é de 1,55 metros. O entre-eixos também foi expandido para 2,60 metros, um ganho de 6 cm. Além disso, o portas-malas aumentou em 30 litros, totalizando 434 litros de capacidade.

Em comparação, o Honda HR-V EXL 2025 tem 4,38 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e um entre-eixos de 2,61 metros. Sua altura é de 1,59 metros e pesa 1.410 kg, com um porta-malas que comporta 354 litros.

Assim, o Peugeot 2008 é um pouco menor que o Honda HR-V EXL em comprimento e perde por pouco no entre-eixos, mas é mais largo. No que diz respeito ao espaço dos porta-malas, o Peugeot se destaca com 434 litros, superando os 354 litros do HR-V, uma diferença de 80 litros que pode ser bastante útil no dia a dia, especialmente para famílias maiores ou para quem costuma viajar.

Honda HR-V 2025
Foto: Reprodução/Honda Sampa Motors

Peugeot 2008 GT ou Honda HR-V EXL: equipamentos

No que diz respeito aos equipamentos, o Peugeot 2008 na versão GT, a mais completa, vem de fábrica com 6 airbags. Ele também conta com o avançado sistema Peugeot i-Connect, que inclui uma tela de 10,3 polegadas integrada ao painel e permite espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Outra característica notável é o teto solar panorâmico, que não está disponível na versão EXL do Honda HR-V. O interior é decorado com costuras verdes no volante, nos painéis e nos bancos, além de soleiras de alumínio com o nome da marca, tapetes com o emblema GT bordado e um painel de instrumentos digital com um efeito tridimensional.

Além disso, o SUV compacto possui itens como comutador automático de faróis altos, leitor de placas de velocidade, detector de partida, alerta de mudança involuntária de faixa com correção de trajetória, iluminação completa em LED, teto em cor contrastante, pedaleiras de alumínio e alerta de invasão frontal, entre outros recursos.

O Honda HR-V EXL, mesmo sendo uma versão interessante, vem bem equipado. Ele possui 6 airbags, ar-condicionado digital automático, volante com acabamento em Black Piano, botão de partida do motor, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e um sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Além disso, tem um carregador por indução para smartphones e uma tela multimídia de 8” com interface sem fio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Essa tela é bem menor em comparação ao SUV francês, e seu design é mais convencional, lembrando as antigas TVs de tubo.

Outros itens incluem um painel digital TFT de alta resolução de 4,2”, faróis de neblina em LED, lanternas traseiras em LED, uma câmera de ré com múltiplas visões (três ângulos), sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis e um alerta de pressão dos pneus (TPMS), entre outros itens.

Peugeot 2008 GT ou Honda HR-V EXL: motorização

Sob o capô o Peugeot 2008 é equipado com o motor é um 1.0 Turbo, com uma cilindrada de 999 cm³ e quatro cilindros em linha. Ele possui 12 válvulas e oferece uma potência máxima de 125 cv quando abastecido com gasolina e 130 cv quando abastecido com etanol, ambos a 5.750 rpm.

Além disso, o torque máximo é de 20,4 kgf.m tanto com gasolina quanto com etanol, alcançado a 1.700 rpm. A transmissão é automática CVT com 7 velocidades.

O Honda HR-V EXL vem equipado com um motor 1.5 aspirado flex, ao invés de um motor turbo. Esse propulsor gera até 126 cv a 6.200 rpm e oferece um torque de 15,5 kgf.ma 4.600 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT.

Honda HR-V 2025
Foto: Reprodução/827 Motors Comercio De Veiculos Ltda

Peugeot 2008 GT ou Honda HR-V EXL: Desempenho e consumo

O Peugeot 2008 GT apresenta um desempenho de consumo de combustível que é de 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Usando etanol, os números caem para 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. A montadara francesa informa que o novo 2008 2025 leva 10,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e pode atingir uma velocidade máxima de 194 km/h.

Por outro lado, o Honda HR-V mostra um consumo de combustível até mais eficiente em comparação com o SUV compacto da Peugeot. Com gasolina, ele faz 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na rodovia. Ao usar etanol, os números são 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Embora o HR-V não tenha motor turbo, seu motor aspirado apresenta um desempenho respeitável, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos, embora ainda fique atrás do Peugeot nesse quesito.

Conclusão

Embora sejam SUVs compactos, o Peugeot 2008 GT e o Honda HR-V EXL apresentam algumas diferenças de comprimento, enquanto suas outras dimensões são bastante semelhantes. Vale ressaltar que o porta-malas do Peugeot é significativamente mais espaçoso. Além disso, a questão financeira não deve ser um obstáculo, pois ambas estão na mesma faixa de preço, conforme mencionado acima.

No que diga respeito ao design, isso depende do gosto pessoal. Ambos os SUVs são visualmente atraentes, mas o Peugeot 2008 GT ganhou um visual renovado recentemente e possui um apelo atraente, tornando-se mais bonito em comparação com as versões anteriores.

Em termos de equipamentos, os dois modelos estão bem incluídos. No entanto, o Peugeot se destaca com sua multimídia central, painel de instrumentos e um atrativo extra: o teto solar. Eu também prefiro a motorização turbo, que é um motor já bem conhecido da Stellantis. O desempenho e o consumo de combustível do 2008 GT também são superiores. Euia escolher o Peugeot para minha garagem. E vocês, o que escolheriam?

Peugeot 2008 2025
Foto: Byd Criciúma – Via Porto

Confira outras notícias sobre o Peugeot 2008 GT 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.