Avaliações

Os 3 carros elétricos mais baratos no Brasil: qual deles é o melhor?

Nos últimos meses, o mercado automobilístico brasileiro tem observado uma mudança significativa com a ascensão dos veículos elétricos (EVs). Eles não são apenas uma tendência mundial em prol de uma mobilidade mais sustentável, mas também uma realidade cada vez mais presente nas ruas do Brasil. Em meio a essa evolução, uma competição acirrada entre fabricantes tem levado a uma dinâmica interessante de preços, tornando alguns modelos mais acessíveis ao consumidor brasileiro.

Recentemente, o segmento de carros elétricos no Brasil foi marcado por uma notável redução de preços, impulsionada principalmente pela chegada de novos modelos no mercado, como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. Essa concorrência tem beneficiado os consumidores, que agora podem considerar opções mais em conta quando pensam em adquirir um veículo elétrico. Entre os mais impactados por essa mudança está o Renault Kwid E-Tech, que após ajustes significativos em seu preço, tornou-se o segundo carro elétrico mais barato disponível no país.

Neste artigo, você verá um comparativo detalhado entre os três carros elétricos mais baratos atualmente no Brasil: o Caoa Chery iCar, o Renault Kwid E-Tech e o JAC E-JS1. Analisaremos desde os preços, passando pelas especificações técnicas, até as funcionalidades e vantagens que cada um oferece, para ajudar você a entender qual destes modelos oferece o melhor custo-benefício.

Visão geral dos preços

Quando se trata de veículos elétricos no Brasil, o preço é um fator decisivo para muitos consumidores. Atualmente, o mercado oferece algumas opções notáveis que combinam tecnologia avançada com preços mais acessíveis. Vamos explorar os três modelos mais baratos disponíveis no país.

  1. Caoa Chery iCar – R$ 119.990: O modelo mais acessível do trio é o Caoa Chery iCar. Este carro compacto e urbano destaca-se não apenas pelo seu preço competitivo, mas também por suas características voltadas para a eficiência energética e conforto em ambientes urbanos.
  2. Renault Kwid E-Tech – R$ 123.490: Seguindo de perto está o Renault Kwid E-Tech. Recentemente, este modelo sofreu uma redução significativa de preço, caindo de R$ 139.990 para R$ 123.490. Este ajuste de preço posicionou o Kwid E-Tech como o segundo carro elétrico mais barato do Brasil, oferecendo um equilíbrio entre preço, desempenho e funcionalidades.
  3. JAC E-JS1 – R$ 126.900: Por fim, temos o JAC E-JS1, um pouco mais caro que seus concorrentes, mas ainda assim uma opção viável para quem busca um veículo elétrico econômico. Com características que valorizam a economia de energia e a praticidade urbana, o E-JS1 se destaca no segmento dos compactos.

Esses preços refletem a atual tendência de redução nos custos dos veículos elétricos, tornando-os mais acessíveis ao grande público e criando um ambiente competitivo que beneficia os consumidores. Com esses três modelos liderando o caminho em termos de preço, eles representam um excelente ponto de partida para quem deseja entrar no mundo dos veículos elétricos.

Os destaques de cada modelo

Caoa Chery iCar

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar: o compacto urbano 100% elétrico e versátil para o seu dia a dia!

O iCar da Caoa Chery é um veículo que prioriza a potência e a economia, sendo ideal para o ambiente urbano. Com uma potência máxima de 61 cv e torque de 15,3 kgfm, ele oferece uma autonomia de 197 km (PBEV 2023). A carroceria do iCar é feita 100% em alumínio e cobertura externa em polímero, tornando-o leve e resistente, com peso total de apenas 995 kg.

O veículo conta com um sistema regenerativo de energia de sete níveis que recupera carga da bateria durante as frenagens, maximizando a autonomia. O carregamento é versátil, adaptável a tomadas 220V, e pode ser feito em aproximadamente 5 horas com um carregador tipo parede. O espaço interno é adaptável, oferecendo capacidade de 100L em configuração de 4 lugares e 380L em configuração de 2 lugares.

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech
Renault Kwid E-Tech: A autonomia do Renault Kwid E-Tech 100% elétrico é suficiente para rodar pela cidade carregando apenas uma vez por semana.

O Renault Kwid E-Tech mantém as dimensões compactas de sua versão a combustão, oferecendo um porta-malas de 290 litros. O motor elétrico do Kwid E-Tech gera 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, alcançando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos e velocidade máxima de 130 km/h.

A autonomia é um destaque no Kwid E-Tech, com uma bateria de 26,8 kWh que permite até 185 km por carga. Este modelo suporta carregamento em fontes AC e DC, aumentando sua versatilidade. Entre os equipamentos, destacam-se controle de estabilidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia de 7 polegadas.

JAC E-JS1

JAC E-JS1
JAC E-JS1: possui baterias de fosfato de ferro-lítio. Provido de sistema de regeneração de carga, o modelo urbano é extremamente econômico: 10 kWh a cada 100 km.

O JAC E-JS1 é focado em economia e performance, com baterias de fosfato de ferro-lítio e um sistema de regeneração de carga. Com um motor de 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, o E-JS1 vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. O modelo é leve, pesando apenas 1.180 kg, e oferece uma autonomia significativa (até 161 km por carga), com um baixo custo de manutenção.

O E-JS1 é destacado pela sua tecnologia i-Pedal, que recarrega a bateria ao desacelerar, aumentando a autonomia em até 20%. Este recurso, juntamente com a eficiência energética do veículo, faz do E-JS1 uma opção econômica e prática para o uso urbano.

Avaliação de custo-benefício

Quando avaliamos o custo-benefício de um carro elétrico, consideramos diversos fatores além do preço de compra. Estes incluem autonomia, custo de manutenção, funcionalidades e a experiência de condução. Vamos comparar estes aspectos nos três modelos.

Caoa Chery iCar

O iCar oferece o melhor preço entre os três, juntamente com uma autonomia superior de 197 km. Sua construção leve e sistema regenerativo de energia são pontos fortes. O espaço interno adaptável e o tempo de carregamento de cerca de 5 horas para uma carga completa são atrativos adicionais. Este modelo é ideal para quem procura economia e praticidade em um veículo urbano.

Renault Kwid E-Tech

O Kwid E-Tech se destaca pelo equilíbrio entre preço, desempenho e funcionalidades. Com uma autonomia de 185 km e um tempo de carregamento flexível (AC e DC), é uma opção robusta para o uso diário. Seus equipamentos de série, como a central multimídia e o controle de estabilidade, agregam valor ao modelo. Este carro é uma boa escolha para quem deseja um veículo elétrico compacto com funcionalidades modernas.

JAC E-JS1

Embora seja o mais caro do trio, o E-JS1 compensa com seu desempenho e economia operacional. A tecnologia i-Pedal e a eficiência energética do carro são pontos positivos, assim como sua leveza e praticidade urbana. Sua aceleração rápida e baixo custo de manutenção fazem dele uma opção atrativa para quem valoriza a performance e a economia a longo prazo.

E agora?

Ao considerarmos todos os aspectos – preço, autonomia, funcionalidades, desempenho e custo de manutenção – torna-se evidente que cada um dos três modelos tem seus méritos. No entanto, para um consumidor que está adentrando o mercado de carros elétricos, o Caoa Chery iCar se destaca como a melhor opção de entrada.

Com o preço mais baixo entre os três, o iCar não apenas torna a transição para um veículo elétrico mais acessível, mas também oferece uma autonomia impressionante de 197 km, o que é mais do que suficiente para a maioria dos usuários urbanos. Além disso, suas características de design inteligente, como a carroceria leve e o sistema regenerativo de energia, maximizam a eficiência e o desempenho.

O iCar também se destaca pela sua praticidade e versatilidade, com um espaço interno adaptável e um tempo de carregamento relativamente curto. Estes são fatores cruciais para quem procura um carro elétrico como um meio de transporte diário e confiável na cidade.

Embora o Renault Kwid E-Tech e o JAC E-JS1 ofereçam seus próprios conjuntos de vantagens, como funcionalidades modernas e um desempenho empolgante, respectivamente, o Caoa Chery iCar se sobressai como o modelo de entrada ideal. Ele representa uma combinação equilibrada de preço, eficiência e praticidade, tornando-o a escolha recomendada para quem deseja começar sua jornada com carros elétricos.

Ao final, a escolha do carro elétrico ideal dependerá das necessidades, preferências e condições de uso de cada consumidor. No entanto, para aqueles que estão começando e procuram um veículo elétrico econômico e eficiente para o uso urbano, o Caoa Chery iCar é, sem dúvida, uma escolha excelente e acessível.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo