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Nissan Kicks assume a liderança entre os SUVs mais vendidos em maio de 2024

Com um crescimento de mais de 30%, o Nissan Kicks ultrapassa o Volkswagen T-Cross e assume a liderança no segmento dos SUVs.

Em uma disputa acirrada, na qual o Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta alternam na liderança, o SUV da marca japonesa está levando vantagem. De acordo com dados da Fenabrave, atualizados até o dia 23 de maio, o Kicks lidera a competição.

O Nissan Kicks lidera o mercado com 4.421 unidades emplacadas, o que representa um crescimento de 32,7% em comparação ao mês de abril, quando foram vendidas 4.582 unidades. Em segundo lugar, encontra-se o Volkswagen T-Cross, com 4.362 unidades comercializadas.

Nissan Kicks 2024
Foto: Reprodução/Nissan Dahruj Ceasa São Paulo, SP

Já na terceira posição, está o Hyundai Creta, que dominou o segmento durante praticamente todo o mês, totalizando 4.235 unidades vendidas. Este número reflete um aumento de 9,1% em relação ao mês anterior.

Entre as marcas no geral, a Fiat está na liderança de mercado com 21,7% de participação (28.139), seguida pela Volkswagen, com 15,7% (20.307). A Chevrolet está em terceiro, com 13,3% de vendas (17.284), enquanto a Hyundai, com 9,4% (12.148), está em quarto. Fechando o top 5, a Toyota está com 8,3% (10.815). O mercado brasileiro registra a venda de 129.571 unidades até o dia 23 de maio.

Confira a lista dos 10 SUVs mais vendidos em maio de 2024

Abaixo, apresentamos os 10 SUVs mais vendidos no Brasil em maio de 2024, conforme os dados da Fenabrave:

  1. Nissan Kicks: 4.421 unidades
  2. Volkswagen T-Cross: 4.362 unidades
  3. Hyundai Creta: 4.235 unidades
  4. Chevrolet Tracker: 3.419 unidades
  5. Toyota Corolla Cross: 3.246 unidades
  6. Volkswagen Nivus: 2.888 unidades
  7. Jeep Renegade: 2.705 unidades
  8. Fiat Fastback: 2.687 unidades
  9. Honda HR-V: 2.619 unidades
  10. Fiat Pulse: 2.292 unidades
Nissan Kicks 2024
Foto: Reprodução/Nissan Dahruj Ceasa São Paulo, SP

Principais características dos 5 SUVs mais vendidos

Nissan Kicks

O Nissan Kicks é equipado com um motor 1.6 L, que oferece uma potência máxima de 113 cv a 5.600 rpm. Além disso, possui um torque máximo de 15,3 kgf.m a 4.000 rpm. Com essas especificações, o veículo atinge uma velocidade máxima de 175 km/h. Para complementar seu desempenho, o Nissan Kicks conta com uma transmissão XTRONIC CVT de 6 velocidades, que inclui a função Sport.

Em relação á equipamentos, o Nissan Kicks possui uma Multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8″, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto, sistema premium de som BOSE Personal Plus com 8 alto-falantes (2 no sistema BOSE Personal Space + 2 tweeters), airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina, Visão 360° inteligente, controle de tração e cstabilidade – (VDC – Vehicle Dynamic Control), painel multifuncional em HD de 7″ e ar-condicionado automático digital, entre outros.

Nissan Kicks 2024
Foto: Reprodução/Nissan Dahruj Ceasa São Paulo, SP

Volkswagen T-Cross

O Volkswagen T-Cross vem com duas opções de motorização. Nas versões de entrada, encontramos o Motor 200 TSI, com uma potência máxima de 128 cv (gasolina) e 116 cv (etanol) a 5.500 rpm. Além disso, apresenta um torque máximo de 20,4 kgf.m entre 2.000 e 3.500 rpm, atingindo velocidades máximas de 187 km/h (gasolina) e 182 km/h (etanol), com uma transmissão automática de 6 velocidades.

Já na versão topo de linha Highline do Volkswagen T-Cross, debaixo do capô está o motor 1.4 TSI, que entrega uma potência máxima de 150 cv a 5.000 rpm e um torque máximo de 25,5 kgf.m a 1.400 rpm. Esta configuração permite ao veículo alcançar velocidades máximas de 204 km/h (gasolina) e 202 km/h (etanol), também com uma transmissão automática de 6 velocidades.

Hyundai Creta

O Hyundai Creta disponibiliza uma variedade de opções de motores em sua mecânica. Para começar, na versão básica, a Action 1.6 AT, é equipado com um motor 1.6, que fornece 130 cv de potência e 16,5 kgf.m.

Seguindo adiante, nas versões intermediárias, está o motor 1.0 turbo GDI. Este motor é capaz de produzir 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque, trabalhando em conjunto com uma transmissão automática de seis marchas.

Por último, nas versões premium, como a Ultimate 2.0 AT e a N Line Night Edition 2.0 AT, o motor destacado é o 2.0 aspirado, entregando 167 cv e um torque de 20,6 kgf.m. Assim como nas outras versões, essas também vêm com transmissão automática de seis marchas.

Chevrolet Tracker

O Chevrolet Tracker 2025 vem com duas opções de motor turbo. Nas versões AT 1.0 Turbo, LT 1.0 Turbo e LTZ 1.0 Turbo, debaixo do capô, encontramos o Motor: 1.0 Turbo Flex. Com três cilindros em linha, 12 válvulas e uma cilindrada de 999 cm³, este modelo entrega uma potência máxima de 116 cv (E) e 116 cv (G) a 5.500 rpm, com torque máximo de 16.8 kgf.m (E) e 16.3 kgf.m (G) a 2.000 rpm. Alcança uma velocidade máxima de 198 km/h e possui uma transmissão automática de 6 velocidades, com a opção de troca manual.

De acordo com dados fornecidos pelo Inmetro, o Chevrolet Tracker, equipado com esse conjunto, registra índices de consumo de combustível de 8.2 km/l (etanol) e 11.9 km/l (gasolina) em condições de condução urbana. Em contrapartida, em trajetos rodoviários, esses números aumentam para 9.6 km/l (etanol) e 13.7 km/l (gasolina).

Por outro lado, nas versões RS 1.2 Turbo e Premier 1.2 Turbo, o Chevrolet Tracker 2025 é equipado com o Motor: 1.2 Turbo Flex. Com três cilindros em linha, 12 válvulas e uma cilindrada de 1.200 cm³, este modelo oferece uma potência máxima de 133 cv (E) e 132 cv (G) a 5.500 rpm, juntamente com um torque máximo de 21.4 kgf.m (E) e 19.4 kgf.m (G) a 2.000 rpm. Sua velocidade máxima também é de 198 km/h e possui uma transmissão automática de 6 velocidades, com a opção adicional de troca manual de marchas.

Conforme dados fornecidos pelo Inmetro, o Chevrolet Tracker equipado com esse conjunto mecânico demonstra eficiência em consumo de combustível. Na cidade, registra médias de 7.2 km/l (etanol) e 10.4 km/l (gasolina), enquanto em estradas, esses números sobem para 9.2 km/l (etanol) e 13.2 km/l (gasolina).

Toyota Corolla Cross

O Toyota Corolla Cross 2025 está agora disponível nas concessionárias, mantendo as mesmas duas opções de motorização da linha anterior. No entanto, houve uma recalibração para torná-los mais eficientes em termos de consumo de combustível e para reduzir as emissões.

As versões básicas vêm equipadas com um motor flex de 2.0 litros, que produz 169 cv com gasolina e 177 cv com etanol, além de 21,3 kgfm de torque. Estas versões são acompanhadas por uma transmissão CVT de 10 marchas.

De acordo com informações do Inmetro, o Toyota Corolla Cross 2025 tornou-se mais econômico, atingindo 8,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,6 km/l e 13,3 km/l com gasolina.

Por outro lado, as versões híbridas do SUV apresentam um motor de 1.8 litros, gerando 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, a 5.200 rpm, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. Este motor é combinado com dois motores elétricos, resultando em uma potência total combinada de 122 cv e 16,6 kgfm de torque.

Este conjunto também foi aprimorado em eficiência, alcançando 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, bem como 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

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Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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