Notícias

Mercedes-Benz lança nova linha Sprinter no Brasil

A nova linha Sprinter da Mercedes-Benz chega ao mercado brasileiro neste mês. Os novos modelos de vans, furgões e chassis com cabina já começam a ser oferecidos pela Rede de Concessionários em todo o País e incorporam mais recursos tecnológicos e itens de conforto.

As novidades reforçam a posição do produto Sprinter como referência em tecnologia, segurança e conforto no transporte de passageiros, distribuição de mercadorias e prestação de serviços.

De acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a Sprinter é o carro-chefe não somente para a divisão, mas também para todo o mercado de veículos comerciais leves, sendo a criadora do segmento de vans grandes ou “Large Vans” no Brasil. “Desde que a Sprinter foi lançada no País, há quase 20 anos, sempre garantiu aos nossos clientes padrões elevados de versatilidade e disponibilidade. A cada renovação, a Mercedes-Benz agrega mais valor ao veículo, atendendo às novas demandas dos clientes e diferenciando-se no mercado pela segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto”, afirma Garcia.

Na avaliação do executivo, devido à evolução contínua do produto ao longo dos anos, a Sprinter sempre manteve posição de destaque no mercado. “Com a nova linha, queremos entregar um produto ainda melhor, conquistando mais clientes. Isso reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria, com ótimo valor e rapidez de revenda. Além disso, a linha agrega  uma imagem de qualidade superior ao serviço prestado pelo cliente, o que o diferencia em seu ramo de atividade”.

Crosswind Assist ou Assistente de Vento Lateral – novidade na nova linha Sprinter que redefine padrões de segurança

Entre as inovações de segurança da nova linha Sprinter destaca-se o avançado Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral. Esta função ameniza os efeitos indesejáveis de ventos laterais durante a condução, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória, sem a intervenção do motorista.

O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. Dessa forma, essa tecnologia amplia a segurança de condução e, consequentemente, do motorista e dos ocupantes, como também do próprio trânsito.

Faróis com novas funções proporcionam comodidade ao motorista e reforçam o pacote de segurança do veículo

Um novo recurso especial disponível para a nova Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando assim ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Parte fundamental do conceito de design exterior, o farol, além de contribuir para a modernidade do veículo, tem um interessante recurso de segurança: luzes de circulação diurna, que são acionadas automaticamente assim que o motor entra em funcionamento. Com estas luzes ligadas, o veículo será mais facilmente visto por outros usuários da via e da estrada.

Novos bancos reclináveis para as vans Sprinter de 15, 17 e 20 assentos de passageiros

A nova linha Sprinter se caracteriza pela otimização dos bancos reclináveis das vans de 15, 17 e 20 passageiros. Os assentos estão ainda mais confortáveis, graças à espuma mais macia. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral. Como resultado, há um aumento substancial no conforto e na acomodação de todos os passageiros, o que é potencializado pelo novo tecido dos bancos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Novo design acentua a modernidade da Sprinter

A nova Sprinter chega ao mercado com um design ainda mais atrativo e moderno. Isso ganha evidência em elementos, como faróis, grade frontal, capô do motor, para-lama e faróis de neblina integrados ao também novo para-choque. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família Mercedes-Benz Vans.

Na traseira, as novidades ficam por conta da tipologia para o nome Sprinter e para o modelo do veículo, como também para o renovado esquema das luzes traseiras. Além de um efeito visual agradável, as novas luzes de freio facilitam sua visualização, o que aumenta o alerta e a segurança para os motoristas que vêm atrás.

Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® – exclusividade da Mercedes-Benz para a segurança do motorista e passageiros

Sistema exclusivo da Mercedes-Benz, o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Sprinter integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBV.

O ABS (Anti-Lock Braking System), ou sistema anti-travamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

Com essas funções, o ESP Adaptativo 9i® garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, fazendo a Sprinter ser o veículo comercial leve mais seguro da categoria.

Conceito de absorção de impacto aumenta a proteção a bordo

A Sprinter oferece muito mais proteção a bordo para os ocupantes. Isso se deve ao conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo, reduzindo a deformação no habitáculo e aumentando a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.

Amplo portfólio para o transporte de carga e passageiros

A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.

Como novidade decorrente da atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI.

A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.

A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

Robusto e resistente, o chassi Sprinter está apto para receber vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga até 22 m³ é vantajosa ao cliente, que pode aproveitar 100% deste espaço.

O furgão e o chassi Sprinter 313 CDI Street podem circular livremente nas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Além disso, a oferta da marca inclui versões VUC dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI para maiores capacidades de carga, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas.

Van de passageiros Sprinter propicia elevado conforto e praticidade

A Mercedes-Benz também oferece ao mercado uma ampla linha de vans de passageiros, com os modelos Sprinter 9+1 (9 assentos para os passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Um leque abrangente de soluções para a escolha dos clientes que atuam no transporte urbano, fretamento, turismo, VIP, executivo e escolar.

A van Sprinter para 9 passageiros, destaca-se desde 2014 pelos bancos premium. Além de modernos, propiciam excelente acomodação, com conforto superior no transporte de passageiros.

O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é um diferencial da Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.

Principais novidades e destaques da nova linha Sprinter

  • Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral
  • Faróis de neblina com assistente direcional integrado
  • Luzes de circulação diurna
  • Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros
  • Design inovador na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque
  • Novo design traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras

Diferenciais já conhecidos da linha Sprinter

  • Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Mercedes-Benz, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD
  • Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados
  • Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Ar condicionado (série ou opcional, conforme o modelo)
  • Volante ajustável em altura e profundidade
  • Rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In
  • Fechamento central das portas por controle remoto
  • Vidros, travas e retrovisores elétricos
  • Faróis de neblina com assistente direcional
  • 4 versões de vans de passageiros: 9+1 / 15+1 / 17+1 e 20+1
  • Bancos premium exclusivos na van 9+1
  • Piso naval com ancoragem e revestimento lateral para o furgão
  • Portas com abertura de 270º para os furgões

 Nova linha Sprinter 

Modelo

Motor

 

PBT

(kg)

Entreeixos

(mm)

Chassi 313 CDI

Street

OM 651 LA

129 cv @ 3.800 rpm

31,1 kgf.m @ 1.200–2.400 rpm

3.500

3.665 / 4.325

Chassi 415 CDI

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880

3.665

Chassi 515 CDI

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000

3.665 / 4.325

Furgão 313 CDI Street

OM 651 LA

129 cv @ 3.800 rpm

31,1 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.500

3.250 / 3.665 /

4.325

Furgão 415 CDI

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880

3.250 / 3.665 /

4.325

Furgão 515 CDI

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000

4.325, com opção de balanço traseiro prolongado

Van 415 CDI (9+1)

Teto Baixo

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880

3.665

Van 415 CDI (15+1)

Teto Baixo e

Teto Alto

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

3.880

3.665

Van 515 CDI (17+1)

Teto Alto

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000

4.325

Van 515 CDI (20+1)

Teto Alto

OM 651 LA

146 cv @ 3.800 rpm

33,6 kgf.m @ 1.200-2.400 rpm

5.000

4.325, com balanço traseiro prolongado

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo