Notícias

Conheça o carregador ultrarrápido de 500 kW para carros elétricos

A mobilidade elétrica está prestes a experimentar uma revolução com a introdução do carregador ultrarrápido Express Plus Power Link 2000 da ChargePoint, capaz de atingir surpreendentes 500 kW. Para se ter uma ideia da potência, os carregadores rápidos atuais oferecem entre 22 kW e 250 kW, com o Supercargador V3 da Tesla fornecendo até 120 km de autonomia em cinco minutos.

O Express Plus Power Link 2000um novo carregador de corrente contínua (DC), representa um avanço significativo na eficiência e velocidade de carregamento, abrindo novos horizontes para a adoção de carros elétricos.

Com a implementação do Express Plus Power Link 2000, a ChargePoint está estabelecendo um novo padrão ao oferecer carregamento sustentado e de altíssima velocidade a todos os motoristas de veículos elétricos (EVs)”, afirma Rick Wilmer, diretor de operações.

Esta novidade está integrada à arquitetura baseada em Power Blocks, que pode fornecer até meio megawatt a uma estação Power Link específica, permitindo o carregamento simultâneo de até dois veículos em altas velocidades.

Desafios e oportunidades

Rimac Nevera: hipercarro elétrico mais rápido do mundo é revelado
Rimac Nevera: hipercarro elétrico mais rápido do mundo

Apesar da impressionante capacidade de carga do Express Plus Power Link 2000, apenas alguns modelos, como o Rimac Nevera, são capazes de aproveitar totalmente seu potencial atualmente. Isso destaca uma lacuna significativa no mercado – muitos veículos elétricos existentes ainda não estão equipados para suportar tais velocidades de carregamento. Entretanto, a ChargePoint ressalta que o design do sistema visa atender tanto os veículos elétricos atuais quanto os futuros, graças à adaptabilidade dos Power Blocks, que fornecem energia dinamicamente de acordo com a capacidade de carga de cada veículo.

A rede HPC NA da Mercedes-Benz , que pretende instalar 10 mil carregadores ultrarrápidos em todo o mundo até 2030, torna-se a primeira beneficiária desta nova tecnologia. O centro de carregamento ultrarrápido da Mercedes-Benz na Geórgia, EUA, já está operacional e aberto a veículos de todas as marcas.

Simplificação e acessibilidade

A inovação não se limita apenas à potência de carregamento. A nova tecnologia da ChargePoint também introduz um sistema de pagamentos simplificado através do Plug&Charge e um sistema de reservas, tornando a experiência de carregamento mais conveniente e acessível para os usuários.

Embora existam desafios iniciais, como a limitada capacidade de alguns veículos elétricos atuais de aproveitar plenamente os 500 kW, a infraestrutura está sendo planejada com uma visão de longo prazo. Prevê-se que, dentro de aproximadamente cinco anos, mais veículos elétricos no mercado serão capazes de suportar taxas de carregamento mais altas, maximizando o potencial dessa tecnologia revolucionária.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.