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Citroën Basalt será apresentado em agosto, e no Brasil, apenas posteriormente

Com um visual cupê e moderno, o Citroën Basalt será lançado globalmente em agosto, mas só posteriormente chegará ao Brasil

O Citroën Basalt já está circulando com camuflagens no Brasil, conforme noticiado pelo Fipe carros. No entanto, antes de chegar ao território nacional, o SUV cupê será apresentado em outros mercados emergentes. Seu lançamento global está previsto para o início de agosto. De acordo com o site Autocar India, o modelo chegará às lojas indianas pouco tempo depois.

Este modelo está previsto para chegar no último quadrimestre do ano e competir diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. O Basalt é construído sobre a plataforma CMP simplificada, a mesma utilizada pelo C3 e Aircross.

Citroën Basalt
Imagem: Reprodução /Fabio Rocha @stellantis_clube/Instagram

A produção terá lugar em Porto Real, no Rio de Janeiro, e servirá para completar a família C-Cubed, algo que a Citroën vem prometendo há alguns anos para o mercado brasileiro. O Citroën Basalt, um projeto desenvolvido na Índia, será adaptado para atender às especificidades do mercado brasileiro.

No que tange ao design, é interessante notar que o Citroën Basalt Vision ostenta uma frente que dialoga esteticamente com o recém-lançado C3 Aircross. De forma mais específica, a grade dianteira se apresenta com um para-choque cujo desenho se distingue ligeiramente do encontrado no Aircross.

Contudo, mantém os característicos fárois bipartidos herdados do C3, além de para-lamas que exibem dimensões mais imponentes, contribuindo para um visual robusto. Avançando para a parte traseira do veículo, observa-se o caimento do teto, que é típico do estilo cupê, o que confere uma silhueta distinta.

Citroën Basalt
Foto: Divulgação

Além disso, essa área se destaca por incorporar um para-choque, uma tampa do porta-malas e um vidro que exibem detalhes exclusivos. Apesar desses elementos distintivos, as lanternas traseiras retêm uma semelhança com as do Aircross, estabelecendo um elo visual entre os modelos e reforçando a identidade de design da marca.

Conheça a motorização do Citroën Basalt

O Citroën Basalt deverá receber o motor que atualmente é utilizado no Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, Pulse e Fastback. Este motor, conhecido como GSE 1.0 Turbo, com uma cilindrada de 999 cm³. O propulsor possui 4 cilindros em linha e 12 válvulas.

Em termos de potência máxima, ele alcança 125 cv com gasolina a 5.750 rpm e 130 cv com etanol, também a 5.750 rpm. Além disso, o torque máximo é de 20,4 kgf.m, tanto com gasolina quanto com etanol, atingido a 1.700 rpm. A transmissão é automática, com 7 velocidades.

Citroën Basalt
Foto: Divulgação

Confira outras notícias sobre o Citroën Basalt, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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