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Chevrolet Tracker deve ganhar motor híbrido flex em 2025

Para frear o crescimento chinês no mercado nacional, a Chevrolet Tracker deve ganhar um motor híbrido flex em 2025. Posteriormente, outros carros da marca também devem ser equipados com essa tecnologia

Parece que o Chevrolet Tracker será o primeiro carro híbrido flex da marca a ser lançado no Brasil. A GM, que é proprietária da Chevrolet, revelou que seus primeiros veículos híbridos começarão a ser produzidos no país em 2025. No início de 2024, a empresa já tinha anunciado um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, que se estenderá até 2028.

Para atualizar suas fábricas em São Paulo, São Caetano do Sul (onde são fabricados os modelos Tracker, Montana e Spin), São José dos Campos (S10 e Trailblazer) e Mogi das Cruzes, a GM anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões. Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM, afirmou que o mercado brasileiro é um dos três maiores para a empresa e que a América do Sul é crucial para seus planos.

Chevrolet Onix 2025
Foto: Reprodução/Absoluta (Diretos Humanos) São Paulo, SP

A GM ainda não revelou quais de seus modelos receberão versões híbridas com o novo investimento. No entanto, como a empresa está focando nos motores turbo 1.0 e 1.2, que já estão presentes em modelos como Montana, Onix, Onix Plus e Tracker, é provável que o primeiro carro híbrido da marca no Brasil venha desses modelos.

A expectativa é que o Chevrolet Tracker seja o primeiro a ser produzido como híbrido, seguido posteriormente pelo Onix e Onix Plus. Além disso, a GM planeja lançar um novo SUV médio, previsto para chegar entre 2027 e 2028.

Os veículos fabricados no Brasil serão híbridos leves (MHEV), flex e terão como base o motor a combustão 1.0 Turbo de três cilindros, com potência de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 16,8 kgf.m com etanol, ou 16,3 kgf.m com gasolina a 2.000 rpm. Outra opção será o motor 1.2 turbo flex, também de três cilindros, que oferece 133 cv com etanol e 132 cv com gasolina a 5.500 rpm.

A tecnologia híbrida leve (MHEV) opera da seguinte maneira: um pequeno gerador elétrico de 48V substitui o alternador tradicional, ajudando em algumas funções do motor a combustão. Já os carros importados contarão com um sistema híbrido plug-in, que combina um motor elétrico com o motor a combustão. Com baterias maiores, esse sistema permitirá que o carro rode apenas com energia elétrica por um tempo, mas será necessário carregá-lo em uma tomada externa.

Chevrolet Equinox Premier 2025
Foto: Divulgalçao/Viamar Diadema

Confira outras notícias sobre o Chevrolet Tracker, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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