Avaliações

Comparativo: Peugeot 208 ou Volkswagen Polo, qual escolher?

Entre os hatches Peugeot 208 e Volkswagen Polo, é uma tarefa difícil escolher: de um lado, o lançamento mais recente; do outro, o carro mais vendido do país

O segmento de hatches no Brasil oferece uma grande variedade de opções, mas quando se trata de escolher entre o novo Peugeot 208 e o Volkswagen Polo, que lidera como o carro de passeio mais vendido no país, a decisão pode ser fácil ou desafiadora. Vamos descobrir.

O Peugeot 208, em sua linha 2025, passou por atualizações no design, na motorização e nas versões disponíveis, agora com quatro opções, cujos preços variam de R$ 76.999 a R$ 114.990. Já o Volkswagen Polo oferece uma gama mais ampla, com oito versões e valores que vão de R$ 90.590 a R$ 155.990.

Volkswagen Polo 2025
Foto: Divulgação/Faria São Paulo, SP

Peugeot 208 ou Volkswagen Polo: Dimensões

O Peugeot 208 é um pouco mais compacto que o Volkswagen Polo. Ele mede 4,05 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e tem uma distância entre-eixos de 2,53 metros. As portas-malas do modelo 2025 comportam 265 litros, o que representa 35 litros a menos do que o Polo.

Já o Volkswagen Polo tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 2,56 metros de entre-eixos. Sua altura é de 1,47 metros, e o porta-malas oferece uma capacidade de 300 litros.

Peugeot 208 ou Volkswagen Polo: motorização

No Brasil, o Peugeot 208 2025 continua oferecendo duas opções de motorização. Nas versões mais básicas, o modelo é equipado com o motor 1.0 Firefly, com 1000 cm³ de cilindrada, três cilindros e seis válvulas.

Peugeot 208 2025
Foto: Divulgação

Esse motor é capaz de gerar até 76 cv com etanol e 71 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 10,6 kgf.m quando abastecido com etanol e 9,9 kgf.m com gasolina, atingindo esse valor a 3.500 rpm. O carro vai de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge velocidade máxima de 162 km/h. O câmbio é manual de cinco marchas.

Já as versões topo de linha, como o novo GT Turbo, são equipadas com o motor 1.0L T3 GSE Flex, que possui 999 cm³ de cilindrada, três cilindros e 12 válvulas. Esse motor gera 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. O torque máximo com gasolina é de 20,4 kgf.m, disponível a 1.750 rpm. A velocidade máxima pode chegar a 196 km/h, e a transmissão é automática de sete marchas.

O Volkswagen Polo oferece mais opções de motorização em comparação ao Peugeot 208, com três variantes disponíveis: MPI, 1.0 TSI e 1.4 TSI. A versão de entrada vem com o motor 1.0 MPI, que entrega 84 cv de potência e um torque máximo de 10,3 kgfm. Já o motor TSI é mais potente, com 116 cv e torque de 16,8 kgfm, e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos com etanol e 13,8 segundos com gasolina.

Os modelos intermediários são fornecidos com o motor 1.0 TSI, que oferece até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Com esse motor, o Polo chega a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 11,1 segundos com gasolina, e vem com transmissão automática de 6 marchas.

Volkswagen Polo 2025
Foto: Divulgação/Faria São Paulo, SP

A versão topo de linha, o GTS, conta com o motor 1.4 TSI, que fornece 150 cv a 5.000 rpm e um torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm. Esse modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 206 km/h.

Em termos de motorização, o Volkswagen Polo destaca-se um pouco mais por contar com o motor 1.4 TSI, que é mais potente. No entanto, se você quiser essa configuração junto com a versão esportiva GTS, o custo pode ser bem alto.

Peugeot 208 ou Volkswagen Polo: equipamentos

O Peugeot 208 se destaca em relação ao Polo por ter uma central multimídia de 10,3″ com suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio em todas as suas versões. Ambos os hatchbacks oferecem uma boa gama de equipamentos, mas o Peugeot chama atenção por oferecer 4 airbags nas versões básicas e 6 airbags na versão mais completa GT.

As rodas do 208 podem ser de aço de 15 polegadas, de liga leve de 16″ pintadas de preto ou de liga leve de 17″ com acabamento além disso, o carro vem com ar condicionado digital, carregador por indução, câmera de ré e, em algumas versões, um teto solar panorâmico, entre outros itens.

No Volkswagen Polo, você encontrará diversos itens, como 6 alto-falantes, ar condicionado digital, carregamento de celular sem fio, câmera multifunções, direção elétrica e um painel de instrumentos digital de 10,25″ nas versões mais sofisticadas.

Peugeot 208 2025
Foto: Divulgação

A partir da versão TSI, o Polo também vem com o sistema multimídia “VW Play”, que possui uma tela touchscreen de 10,1″ e o App-Connect. As versões mais básicas têm o rádio Media Plus II. O Polo está disponível com várias opções de rodas: aço aro 15″ com pneus 185/65 R15 e supercalotas, rodas de liga leve de 15″ com pneus 185/65 R15, rodas de liga leve de 16″ com pneus 195/55 R16 e, por fim, rodas de liga leve de 18″ com pneus 205/45 R18.

Conclusão

Escolher entre o Peugeot 208 e o Volkswagen Polo pode ser um desafio. No passado, quando a marca francesa ainda lutava com problemas de confiabilidade na motorização, a decisão era mais simples. Hoje, o Peugeot 208 se destaca por ser mais acessível em termos de preço, oferecendo uma boa quantidade de equipamentos e uma motorização confiável.

Por outro lado, o Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido há oito meses, com uma ampla gama de versões. Ele se destaca pelos entre-eixos maiores e pelo portas-malas mais espaçoso.

Se compararmos as versões topo de linha de ambos os modelos, notamos uma diferença clara no motor. O Peugeot 208 GT tem um preço de R$ 114.990, enquanto o Polo GTS custa R$ 155.990, uma diferença de R$ 41 mil. Apesar do Polo oferecer mais equipamentos, ele ainda peca em alguns itens, como o teto solar, que não está disponível.

A escolha vai depender bastante do seu orçamento e do que você acha mais atraente visualmente, já que ambos os modelos são interessantes. Pessoalmente, se eu fosse optar pelo modelo mais completo, escolheria o Peugeot 208. E vocês, qual escolheriam?

Confira outras notícias sobre o Peugeot 208 ou Volkswagen Polo, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.